Era tão boa a vidinha no campo...







quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estórias do mê alegrete..a culpa é minha!!




Camaradas
Amigos
Infiltrados
Oportunistas
Simpatizantes
Amantes
Envergonhados
Sem vergonha
Comunistas com e sem cartão
Gente
E povo em girali

Tenho andado já há algum tempo sem vos contari nada da vida do mê Alegrete
Sinceramente e para vos falari a verdade, nam ei que a coisa tenha morrido nam senhori, apenas nam tenho tido coragi para por escrito a pouca vergonha que aqui se tá apassari. Ei que há coisas que mesmo contadas é dificil de acreditari.
Atão a genti por aqui já andava um pouco a modos que a desfalecer..os pezis de salsa já nem espigavam, os coentros amarelavam a olhos vistos, os tomates e os pupinos mirradinhos que metiam dó, as oliveiras era mais a rama que o azêti e a Miséria tinha resolvido ir pró lari pro mondi o senhori priori tartar dela…
Atão nam ei que a genti importa muita coisa como vocezis devem saber, e agora dizem que importamos a tal da crise…eu que me importo com tudo o que se passa no mê Alegrete e arredores, acho que só deviamos importari o que nam temos ou nam conseguimos produzir cá, nei? Pois ei!
Mas estes maganos meteram na cabeça…e eu cá acho que aquela modernice do Magalhães em forma de lancheira ei que tem culpa disto, começam a veri muito fimi na neti e ospois querem fazer tal e qualmente como nos fimis. Mas dizia eu, isto nam se podi aguentari, o mê Ti chico agora diz-me que a culpa também ei minha…nam sei se estão a veri como fiqui…mas nam quis acreditar no que ouvi.
Minhaaaaaaaaaaa?
Griti-lhe com bons modos.
Minhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa? Volti-lhe a gritari com bons modos mas mais alto e apegar-lhe nos colarinhos por mondi que ele continuava a abanar a cabeça a dizer que sim.
Vai dai ele respondi.
Sua sim srª cumadri, sua tambeim porque vocemecei tambeim ei povo ...quei como quem diz, ei do povo..
O diachooooooooooooooo, disse eu.
Atão mas quer dizer com isso que a culpa ei da genti todos comapdri?
Ei! Disse ele.
Nam ei! Disse eu.
Ei sim srª. Disse ele
Nammmmmmmmmmmmmm eiiiiiiiiiiiii poraaaaaaaaaaaaaaaa! (Nem preciso de dizer que fui que eu disse isto.)
Estavamos nozes nesta discussão intelectuali quando se ouve nas noticias da televisão com os resultados das eleições pro nosso Presidente, salvo seja….
Nem me mexi…fiqui assim a modos sem entender bem aquele numaros.
Olhi pro Ti chico, ele olho pra mim..volti a olhar par ele..ele voltou a olhar pra mim..
Atei que ele nam aguentou mais o mê olhari e diz:
Pronto comadri, a culpa nam ei sua.
Mas também tem que entenderi que esta gente tem que ganhar a vida nei?
Ei! Arrespondi
Mas há enxadas!.disse.
Ora ora ora…depois querem que as genti se convença quisto tudo nam ei pra mangar cagenti..
Nessa noti nam drumi.
Andi as voltas com o mê sentidinho todo..ora pra esquerda ora pra direita..ora pra direita ora pra esquerda..ospois arresolvi andar em circulos mas o sentido ficou a modos que tonto e resolvi parari.
Senti-me na cama e comeci a pensari alto…pinsi pinsi pinsi pinsi e chegui à conclusão iluminda que Eu nam tenho culpa!

Atão eu fui votari , quando nam me encontraram o numaro na lista lá da mesa onde fui a votos desde sempre, nam bachi os braços e desde aos Msmmammmssssss que me amandaram afazeri, atei ir à junta e ficar naquela bicha por mondi a coisa estar entupida , por fim, ter havido uma alminha caridosa que entendi dessa coisa dos computadores me ter dado mê numaro novo, e eu ter ido a uma mesa que nunca tinha ido antes e ospois mesmo assim ter votado…tal qualmente como faço sempre, com convicção, responsabilidade e o peito cheio de esperança, ao mesmo tempo que tenho a língua de fora enquanto faço a cruz, bem vincada que atéi fiqui cus dedos a doeri…e ospois aparece-me o mesmo homi com a mesma Maria para mandar nisto outra vez?
Eu sinceramenti já nam sei o que pensi mais, logo logo ainda me vieram as lágrimas aos zolhos, o povo quei povo pode nam ter tido tempo..ou então vagari ou assim..e ficaram pensando que amanhã logo iam…mas depois pinsi melhori e da mão pouco cheia dos que votaram ,talvez se tenham enganado, nam levaram os olicus de ver ou perto..ou nam se lembravam beim de quem era queim..eu sei lá!! Mas nam me entrava nas ideias os resultados.
Alevanti-mi da cama e corri pro monti do ti Chico e ele ainda estava assentado na porta do monti, cá pra mim a remoer tambeim na mesma coisa que eu.
Olho-mi, olhi-o
Senti-mi
Ficámos assim uns minutinhos atei que ele me disse:
Comadri, temos que aceitari.
Eu sei compadri, mas custa! (disse eu com a voz tremula)
Sabe compadri, talvez seja a genti que nam temos estudos que nos enganamos nas contas…mas seja como fori ..eu sempre pensi que fossemos mais povo do que semos.
Como assim comadri? Perguntou-me o Ti chico a olhar-mi de lado.
Olhe compadri, tirando a gente os dois, pelo que me pareceu e pelas contas que fiz..alguma coisa nam bate certo quando faço a prova dos novi..o resultado da-me uma quantidade a modos que grande de povo que nam ei povo e diz quei , e outra quantidade a modos que maiori ainda de povo quei povo e diz que nam ei.
E depois como raio os votos podem bater certo compadri?
Deixe comadri..se ei assim o Homi que ganhou isto outra vez tambeim vai enganado, atão se ele ei o presidente do povo , como raio vai ele poderi saberi qual povo ei o deli?
Olhe compadri, quere lá veri que vocei agora está certo??
Deve ser mesmissimo isso compadri…
Olhe afinali a culpa ei nossa!
E pronto, abali dali mais descansada e com o sentidinho numa ideia daquelas minhas….para resolver esta coisa, amanhãe iria escrever uma carta ao Sô presidente e informa-lo que afinali era tudo uma pequeno engano da genti…ninguem sabe bem quem ei e ospois baralham-se as ideias das pessoas e na hora de se votari pimba…votamos no que nam ei, nada mais normali!
E um engano qualquer pessoa teim.
Ei tão bom quando conseguimos entenderi as coisas nam ei? ..dêti-mi e quando ouvi o galo cantari…nam ligui! Aquele tambeim desde que põe ovos deve cantari apenas porque não aprendeu a fazeri outra coisa…

(nota do autori...este texto foi escrito com base nas regras de um acordo..qualquer)

2 comentários:

  1. Comadri !(bem entendido que a comadri nã é a mesma comadri que é minha comadri. A comadri é comadri do compadri Jaquim e a minha comadri é comadri só de mim).

    Li o seu escrito e nã percebi quase nada. Afnal a comadri (do compadri Jaquim) é povo ou num é povo? Se não é povo pruquê foi então lá pôr a cruzinha? E se é povo pruquê a foi lá pori?
    Eu cá também nã sei se sou povo, mas eu não conto pruque eu sou assim uma carta amodosque fora do baralho e nã sei se o povo está no baralho ou não.
    Uma coisa eu sei. Dizem que o povo é quem mais ordenha e cá pra mim ele é mas o mais ordenhado. E é bem feito!
    Olhe que a mim quem me ordenha é

    Nota do Editor: devido a um problema técnico perdeu-se o resto do escrito aqui apresentado. Escrito num velho papiro não resistiu à erosão do tempo.
    À senhora Comadri e ao senhor Carapau, as minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  2. Até eu fiquei com o conceito de "povo" todo amarfanhado... ;)

    ResponderEliminar

cavadelas