Era tão boa a vidinha no campo...







quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O mê Alegrete é um Sonho...


Hoje levanti-me com o sentidinho todo posto numa única ideia, era fixa mesmo a magana.
Vou fazer sonhos de natali!!!!!!!!!!!!!!
E vou dar por ai a todos do mê monti, se depender de mim a ninguém faltará sonhos este ano.
Se bem dito..bem feito! Ou bem sonhado bem concretizado…
Decidida estava e depois de me lavari e vestiri, fui pra cozinha pronta pra labuta dos sonhos.
Ora bem, tinha a receita antiga da minha avó Luísa mas como ela bem me dissera um dia, teria que colocar algo de mim e inventar um pouco, só um pouco...(juro)
O lume acesso pra fazer as brasas suficientes e cozer os sonhos, disso lembrava-me, em tempos a minha avó Luísa tinha deixado bem claro a importância de um bom lume para fazer sonhos..
Coloquei a lenha lá dentro, a mais sequinha e do tamanho certo (tudo tem uma medida!) e pegui num fósfaro e acendi o lume…pronto tá beim..foram cinco mas só porque estava vento e eu deixara a janela da porta do quintali aberta..que eu cá sempre subi acender um fosfaro!
Olhi maravilhada pras chamas, alem de me aquecerem o cara, bailhavam-me nos zolhos deixando-me praticamente hipnotizada por segundos…aquelas cores quentes e aquela dança das labaredas fizeram-me crer que iria conseguir fazer uns belos sonhos sim senhor…é muito importante confiarmos e eu estava confiante ,talvez plo calor que me fazia aquecer a alma naquele momento…
Olhei pra mesa da cozinha e estava lá tudo que é necessário, um alguidar de barro pra massa, duas colheres de pau, um Salazar (ainda do tempo da outra senhora pra quem a minha avó trabalhara muitos anos…) que mesmo gasto ainda raspa bem os tachos todos, um ralador, canecas pra servir de medidor, e varias colheres para formar os sonhos…
Coloqui o avental (branco e bordado com flores amarelas e azulis..ainda me lembro a primeira vez que o usi pra fazer sonhos e de como me ficara sempre bem aquele aventali…ai ai nam sei se já vos conti mas tudo me fica bem desde que seja feito á minha medida…)e com um lenço da mesma "não cor" para prender os cabelos, deiti mãos à obra..


2 canecas de farinha de trigo
(mais coisa menos coisa deve dar as 250 gr que vi ali no google)..a caneca é daquelas almoçadeiras
Junti ao leite (3 dl) que já tinha ao lume com uma pinguinha de óleo( 1,5 dl) e uma pitadinha de Sali, do fino claro.
Misturi a farinha com mta genica…misturi mais e mais e mais enquanto pensava na vida…a de antes e a de depois que haveria de vir, caso eu sonhasse sempre, não deveria vir muito má nam senhori. Misturava e volta e meia parava a pensari…quando dei por mim já a massa se deslocava do recipiente como querendo voar dali…estava na hora de juntar os ovos.
Eram seis os ovos, lindos, grandes ..ovais!
Nam eram todos de galinha nam senhori por monti que as minhas galinhas nam andavam mt poedeiras, desde que o Jacinto ( raio do galo) as começara a convencer a ir à missa todos os santos dias em preparação pra sua missa no dia 24 à noti.
Sendo assim usi 1de galinha, 1 de pata, 1 de cisne, 1 de gança, 1 de pirua e 1 de avestruz…acho que davam seis ovos certos plas minhas contas…
Parti um a um, lentamente..bati com a casca na borda do alguidar de barro, com o click ou seria antes crachhhhh? Bem nam importa, depois colocava os dedos e abria...
lentamente..nem sei bem o que esperava encontrar…lembro-me uma vez que saiu um pinto e desde ai esta tarefa era sempre feita como se de abertura de uma caixinha de surpresas se tratasse…acho que deve ser isso que a gaitada toda sente quando abre os ovos de chiculate ….
Tive mais dificuldade a abrir o de avestruz, não pelo tamanho do dito mas pla minha ansiedade..imaginei tanta coisa!! Mas lá se juntaram as gemas amarelas e alaranjadas às claras…num emaranhado de cores e texturas, deliciei-me novamente a mexer os sonhos..fazia-me bem aqueles momentos..em que ainda podiam ser tudo o que eu quisesse…imaginei formas..cores..cheiros..sabores…
Uiii os meus sonhos!!
Bem continuando que vocêzis nam deve ter o dia todo pra aprender a fazeri sonhos..
Por fim juntei uma casquinha de limão e estava pronto a ir a fritar.
Limpi a mesa e dirigi-me de alguidar na mão pra junto do forno onde já se ouvia quente o óleo, esperando como que ansioso também, a massa…aquele momento era digno de um filme..quase se ouvia os gritinhos histéricos do óleo a dizer: deita deita…ou..ponha ponha?? Bahh uma coisa dessas…
Com as colheres fiz os sonhos, um a um cuidadosamente..
Juntei, aconcheguei, passei de uma pra outra, dando forma e deixando deslizar por fim, da ultima colher para o óleo quente…ai eram a parte onde tudo se decidia.
Ao cair no óleo a massa enchia-se de vontades, engordavam os sonhos a olhos vistos.
E eu ficava a revirá-los deliciada com a maneira airosa com que se encostavam uns aos outros, frutos da imaginação, do gosto pela sua doçura, do prazer do seu cheiro..eu simplesmente perdi a noção do tempo..polvilhando com açúcri e canela depois de fritos..enchendo pratos..taças…travessas…tabuleiros…era um montão de sonhos pla casa…o cheiro inundava o alegrete de certezinha..e eu estava-me sentindo orgulhosa plo resultado dos meus sonhos…imaginava já o Ti Chico a chegar, salivando e de olhos esbugalhados prós sonhos…a Ti miséria, essa nunca mostra parte fraca mas acredito que quando os visse não se iria conter e comeria mais que um…lambendo os lábios entre um e outro.
Ai que lindos os meus sonhos!!
Ainda quentes..ainda tão apetitosos…ainda tão recém sonhados.
Estava eu nisto quando ouvi um toc toc toc…ou seria truz truz??
Bahhhhhh tanto faz!
Era alguém a bater a porta…e fui abrir, mas antes pergunti :
- Queim ei??

Sim, porque nam quero que pensem que estou sempre ali detrás da porta à espera que alguém apareça…
Nam responderam…insiti:
-Queim eiiiiiiiiiiiiiiiiii?? (contive-me pra nam dizer porra que podia parecer mali)
E desta vez ouvi do outro lado..
-Sou eu!
- E eu!
E ainda mais um..
- E eu também sou!
Mau Maria Joséi..pinsi!
Então eram Um ..Um Outro e Mais Outro?
Agarri na ponta do aventali, limpi as mãos e fui direitinha à porta pra veri mesmo quem era…um..o outro e mais outro..
Ai vocêzis nam vão acreditari..ai nam vão não senhori…
Tá beim…porra que nam me deixam fazeri o suspensi necessário pra isto ficar como os filmes do Hitchcock…o tal com o mesmo nome que o mê pirum (bichoooo..s) mas pronto…mais perdem..
Então assim que abri a porta..ela fez aquele barulho de porta a abrir com vontade mas sem querer dar nas vistas…lentamente rangendo..grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr ou grugsggg ou assim..e assim que abri vi os três…sim senhori..eram mesmo os três, nam me tinham mentido...bom começo!
Um, o Outro e Mais Outro…ali ,mesmo ali à minha frente.
Disse: bonoti ,faxavori….
e eles responderam…
-Bonoti cumadri…somos os três

(ora ora ora grande novidade..pinsi eu que já os tinha contado)

Reis Magros..
Upsssssssssssssssssssssss disse eu…e já sabem como fico quando me apanham assim de surpresa nei?
Almareios
Tonturias
Gomitos
E nam me lembro de mais nada senão de me estatelar no meio do chão…


2 comentários:

  1. Hei-de ter uma receita para isso algures... serás a primeira pessoa a saber... Mas tu, com estas tuas narrativas... ainda me convences que os "Ti Reis Magos" existem tanto como existe o velhinho barbudo... o da Coca-Cola...o "Ti Natal"!
    Saudações cordiais e outras apropriadas ao estes Natais!
    R.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com água na boca... também quero um sonho, mas dos melhores, grande, doce, sem "espinhas" ou "espinhos" para não me aleijar, tépido para não me queimar... ahhh e sem reis mesmo que magos pois prefiro a plebe à nobreza. Fico à espera desse sonho...
    Beijinho.

    ResponderEliminar

cavadelas