Era tão boa a vidinha no campo...







quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ESTÓRIAS DO MÊ ALEGRETE..e outras coisinhas do campo III





ERA UMA VEZ UM MOLHO DE BRÓCOLOS Era uma vez um molho de brócolos metido a intelectual. Tudo aconteceu quando me encontrava entretida a apanhari caracóis no me lindo alegrete. O dia, cinzento e chuvoso exigia-me maior perícia para tal actividade, abria os zolhos de uma maneira esbugalhada e colocava-me em posição de atleta no inicio de corrida (sim, mesmo de cu pró ari), esperando cuidadosamente que os caracóis não demorassem muito a sair da casca. Sim, eu gosto de os apanhari com os corninhos de fora, olha-los zolhos nos zolhos para depois, dar uma gargalhadinha vitoriosa quando os coloco no saco. Trazia as minhas botas do campo (lindaaaaas lindaaaaaaas) e patinava mais do que caminhava plo meio do lamaçal que se formara na horta. As couves (mesmo a doida que nem uma vaca) dedicavam-se à prática desportiva (natação 100m costas sem grande estilo) enquanto os tomates e as cenouras faziam claque numa barulheira infernal. Logo logo, ainda pensi que não tinha escolhido um bom dia para a apanha dos caracóis, ospois pensi melhor e decidi que talvez com a chuva eles nam me fugissem tanto e eu conseguisse bater o recordi do me compadri Jaquim (so duma vez apanhou 4). Estando eu naquela linda posição de atleta pronto para se lançar em corrida (fica feio dizer que estava de cu pró ari) quando mesmo ali ao me lado ouvi um Pssssst pstttttttt. Olhi po céu,na esperança de ser o Senhori a tentar dizer-me alguma coisinha, visto já lhe ter feito uma quantidade de perguntas e até à data respostas não tinha, mas apanhi com um pingo de chuva mesmo na ponta da batata (que é como quem diz no me lindo nariz).Achi que nam devia ser daqui que me chamavam e olhi em volta. Vocês nem vão acreditar no que eu vi, mas eu conto na mesma, estava um lindo, verde, e viçoso molho de brócolos no alto do marmeleiro a acenar-me com um jeito meio estranho. Pssst pssssssssssssst (dizia ele novamente). Hum? Arrespondi eu com ar de quem duvidava estar a ver e a ouvir coisa que fizesse sentindo. Antes que eu dissesse mais alguma coisinha o molho de brócolos desceu do marmeleiro E entregando-me um papel onde se lia: Aviso: Avisam-se todos os habitantes do alegrete, vegetais, animais, humanos e afins (??, que amanhã, dia Internacional dos molhos de brócolos, iremos realizar uma manifestação contra a Desordem que se vive actualmente aqui. Concentração junto ao canteiro da hortelã, logo que o galo cante. Se faltares não te queixes depois. Assinado: Molho de Brócolos (Engenheiro de Minas e armadilhas , Dr. Em Politica de Massa com grão de bico e Mestre em culinária vegetariana ) Devem estar a ver como fiqui néi?? Verde e sem forças, as pernas bambas como o espargueti que comi ao almoço, comeci a ver tudo andar á roda e so tive tempo de me assentari antes de desfalecer todinha. Ainda disse aiiiiiiiiiiiiiii, mas ospois cai estateladinha no chão, olhi em redor e griti socorroooooooooo.. mas nada, a Maria do Socorro devia ter ido à vila, era dia de consulta e ela andava mal das dores, atão aresolvi socorrer-me sozinha. Arranjei forças e já dempei resolvi agir antes que se fizesse a revolução dos brócolos no me alegrete. Eu já tinha ouvido falar nestas ideias revolucionárias e sabia bem que o molho so tinha força por isso mesmo..e também porque o magano anda a ler coisinhas estranhas nas folhas dos jornais vindos lá de fora.. Antes que chegasse o dia e a hora marcada eu iria tratar de arranjar solução.. Depois de uma boa sesta (tinha apanhado 5 caracóis só num dia) sentia-me como nova (bem, quase como nova..), e foi ai que tive uma ideia brilhante para acabar com a loucura da revolução do molho de brócolos. Pegui no telemoveli e escrevi uma SMSMS (ou seria uma MMSSMM, ou um MSMSMS?? enfim, nam importa!) amandi aquilo pos numaros todos da minha agenda (de A a Z sem faltari o k, o Y e o W que no me alegrete, com esta coisas das importações, até já tenho Kiwis e Kouves armadas em modernas).. Comecei a ver que a coisa estava a dar resultado, quando no canteiro dos amores-perfeitos se começou a ouvir zunzuns de infidelidade e o me compadri Jaquim se queixou de não conseguir juntar o rebanho de ovelhas. No dia marcado, junto ao canteiro da hortelã e depois do porco cantar (sim, eu ainda não vos disse mas o raio do feijão frade continua caído de amores..) ninguém apareceu. Ai ai, o que umas simples letrinhas e um pouco de imaginação podem fazer!! Imaginem se eu soubesse mesmo escrever com jeito.. Mas não vou ficar descansada pois estou cá desconfiada que o raio dos cravos andam a tramar alguma, no outro dia ouvi um a comentari que UM DIA OS ENCARNADOS GANHAM ISTO!!! (o me compadri jaquim pensa que estavam a falar de futeboli mas eu cá ..plo sim plo não vou ficar de olho neles). O pior desse dia é que que com a confusão me esqueci dos caracóis mesmo no canteiro dos pés de salsa.. Ta beim, ospois conto..

1 comentário:

  1. Cá me cheira que este alegrete existe ou já existiu e que a sua presença ou memória te estimula a imaginação conducente a escrita de coisas tão giras... Depois contas-me tudo mas não me escondas nada ok? :P
    Beijinho.

    ResponderEliminar

cavadelas