Era tão boa a vidinha no campo...







quinta-feira, 29 de março de 2012

estórias do mê alegrete- há canos que nam bailhava

Onti, já eram horas fora delas, quando o mê compadri chico me resolveu moer o sentidinho. Ora atão eu ando sem vontadis, assim por mondi o que se passa no monti, na vila, na nossa pátria amada e até plo mundo fora, anda-mi a deixar com umas tristezas que nem sei explicari. Doi-me tudo de manhã à noti. Perdi as vontadis…todas as vontadis Nam como, nam drumo, nam bebo, nam vou trabalhari, nam vou passeari, nam se mimporta, nam se vevi pronto! Mas o compadri Chico meteu na cabeça que eu nam podi andar assim, ah e tali comidri a vida sam dois dias e já nem há os três do carnavali e vocei assim ainda morre antes que a vida acabi .. Mas eu nam quero saberi..nam tenho vontadis pro homi quei que querem? Ora nam ei que ele cansado de me moeri começou a sair todas as notis e a viri já só naquela hora em que ei para por o galo a cantari…eu estranhi o galo cantar com uma voz tam roca e com letra diferente…mas pronto..nam me estava pra mexeri e nem moeiri…atei porqui eu já nem do galo tinha vontadi e mal comia o arroz da canja… Ora uma bela destas notis…estava eu sem vontadi de drumiri e sem vontadis de acordari…ele chega-me a fazer uns movimentos com os pezis e as ancas que mais parecia um piru ..mas como nem era natali nem nada, estranhi aquilo…foi ai que ele me contou que andava a aprenderi danças..mas que nam eram umas danças quaisqueris nam senhor..eram de danças do salão. Ora, eu sem vontadis, mas mesmo assim me passi. Ora compadri nam me moia o sentidinho..do salão foram elas sempre..desde que toino da concertina se foi pa assuici ei que nunca mais ninguem dançou no salão da sociedade ..se beim que tem servido pra reuniões dos tamparueris e da malas de cor que as moças novas aqui do monti resolveram começari a fazeri. Nam sei que gracinha elas encontram naquilo, mas tambeim nam teim mais distraição nenhuma, deixá-las nei? Ei! Disse eu de mim pra mim. Bem…já me perdi no pinsamento Dizia eu que o compadri Chico andava então nas danças de salão e que desde que andava naquilo nunca mais se queixou das doris de papagaio, so se lembrava delas caso eu arresolvesse pedir um favor qualqueri… Mas pronto. Atei ai eu ainda entendi, mas começar a vestir umas roupas estranhas, calças de quando ele tinha ido às sortes, e já nessa altura nam teve sorti nehuma, camisas tan justinhas que pras abotoari tinha que se deitari e ficar sem respirari uma catrefa de tempo…ospois deixa assim a modos que 3 botoes sem fechari a ver-se os cabelos do pêto..quer-se dizer..a ver-se o lugar deles O cabelo com brilhantina e um prefume que ainda hoje me da gómitos so de me alembrari…foi a gota de agua pa eu me começar a entrar vontadis….vontadis do esganari!! Mas ele andava tam contenti…passava o dia a pensari na noti..dançando com a enchada, de uma maneira como eu nunca tinha visto a magana dançari na suas mãos…que arresolvi nam me meteri e veri ao que aquilo ia dari Uma noti..fui com ele. Lavi-mi, vesti-mi, pinti-me e mali, mas pinti-mi..e lá fomos juntos pa sociedade columbofila..nessa noti ia ser tambem feita a primeira largada da rôlas do ano e eu aproveitava e inteirava-me de tudo. Quando la chegámos ainda as moças da vila estava a guardar umas coisas nas caixas de plastico e nas malas, ainda estou pa saberi para que raio elas queriam aventais vermelhos e algemas..mas como nam sou de me meteri na vida de ninguem..cali-me e pensi ser alguns brindes para os melhores clientes. Logo a seguiri entraram as rôlas, quer-se dizeri..os donos das rôlas que começaram a cobrari as cotas..quer dos sócios quer dos nam sócios porque oh pagavam todos ou nam pagava ninguém…depois de alguma confusão concluiram por unaninanão ou lá como eu quando todos votam pro mesmo, que ninguém pagava. A única diferença era que os sócios podiam ficar sentados..mas assim como assim as cadeiras tinham sido emprestadas ao senhori Prior pra fazer um leilão no adro da igreja..e assim ficamos sem saberi quem era sócio e quem nam era sócio…coisa que o primeiro secretario achou mali e que devia ficar em acta e…resolveu pedir à filha da mana Zefa que logo que pudesse escrevesse aquilo tudo que se tava a passari, a moça tinha estudos e nam se importava de ajudar o povo. Bem, vai que nam vai chegar a hora das danças do salão..eu já nam aguentava muito bem as pernas em pei, e muto menos sentada porque nam havia cadeiras e arresolvi-mi deitari… Quando estava eu agarrada ao Ti Chico pra me conseguiri acomodari num cantinho, começam uma musica assim a modos que meio espanholada e o Ti Chico parece que entrava em transe. Largou-me assim num de repenti que pumba..estateli-mi todinha .. Mas nem consegui gritari cas dores porque fiqui memo aflitinha foi com o Ti Chico…espetou o pêto pra fora…as costas tam deretas que mais parecia uma vara de varrejar as oleveras…agarra-se a uma menina daquelas da reunião anterior, ai nam era a da rôlas, era a dos tapurueris…e um sorriso na cara que eu juro, mas juro plas vossa saudi que nunca ninguém vira o Ti chico com um sorriso assim, nem memo quando conseguia tirar leite da vaca la do monti que andava sequinha há anos. Mal se mexia de tam teso..ela comandava ao som da museca e ele..ele ..ele….parecia um outro homi. Mas assim como de repente começou, num de repenti tameim acabou…nam sei que foi ca moça lhe fez ou que ele fez à moça que quando dou por mi estavam os donos das rôlas, as moças das tapurueiris, as rôlas, a filha da mana Zefa, o primeiro secretário e ainda os sócios e os nam sócios..todos num alvoroço e a gritaria que agora eram eles… que agora eram eles…mas o o Ti Chico nam havia meio de largar a moça..e aquilo já nemse conseguia entendri nada…alevanti sem saberi muito bem como…e espeti o dedo no ari e fali: Agora quem dança sou eu! Nam sei porquei mas …o Ti Chico mudou logo de aris e deu a vez deli ao primeiro secretário da Sociedadi. Desde esse dia nunca mais houvi bailho e nam ainda estou a tentar saberi porque raio ele nunca mais me olhou dereto…se bem que é capaz de ter dado algum mau jeito úm homi doenti como ele ei… E pronto…foi assim…nam aprendi os passos mas ainda hoji ma lembra da música… (texto escrito com o meu acordo, música do Ti chico..mas acho que não concorda em que a divulgue..fica só entre nós)

1 comentário:

  1. Pois eu há canos que não passava por aqui, julgava o alegrete entregue às silvas e aos bichos. Afinal a comadri de vez em quando ainda alinhava aqui umas couvitas, para além das ervas de cheiro.
    Acho que o Ti Chico anda a dar cabo da comadri, essa de a meter nas danças de salão, não lembrava nem ao Demo, que é, como a comadri sabe, um tipo que a sabe toda.
    Mas a comadri também não lhe fica atrás na brincadeira, até deu cabo do sr. Secretário.
    Depois admire-se (e já vou saltar um meses em frente) que lhe tirem a freguesia. A freguesia da terra, aquela que até tem uma junta e não a freguesia da comadri, a que lhe compra as ervas de cheiro, nada de confusiones.
    E com isto vou já para o comentário seguinte, para deixar a escrita em dia.
    Boas danças.

    ResponderEliminar

cavadelas