Era tão boa a vidinha no campo...







sexta-feira, 2 de julho de 2010

ERVANÇUM...no Alegrete


ERVANÇUM- Festivali colturali e interColtural com Grâo ou Grões ( depende do gosto)





Ao fim da tarde, ainda com os Zolhos franzidos por mondi o soli, lá fui eu a caminho de Santo Amador toda pimpolha.
Se há coisa que faço com gosto, embora cansada e com doris nas cruzes, é ir veri a coltura da genti.
Ora beim, mali chegui levi um susto daquelis…só nam fiqui logo ali estatelada por mondi que já tinha parado o carro das bestas pa passar uma moçoila naquelas riscas brancas, coisas que agora fazem nas ruas por mondi a gente nam se matari uns aos outros.
Bem, dizia que eu me assusti a valeri ao deparari, ali logo à entrada, com a cumadri Miséria agaáchada numa esquina mais um cesto de grões de bico ao lado.
Nam dei parte fraca e segui direitinha ao centro colturali, quei uma lindeza de se veri embora tenha levado uma catréfa de anos pra se acabari (mas já a minha avó dizia que depressa e beim nam faz ningueim..)
Entri e ospois de dar os bêjos ao gentiu todo que lá tava (semos assim, muito dadas a mimos…) senti-mi a ouvir falari a Srª presidenta da junta (melher bem parecida e cheia de saúde) e o senhori presidento da Câmbra. (homi bem falante embora menos cheio cá presidenta, cá pra mim também se há-de fazer um grandi homim sim senhori..) eles lá disseram o porquei da festa, e porque sim e porque não e porque tambeim…e isso tudo…foi bonito e no fim batemos as palmas e fomos ver as bonecas do mundo inteiro e nem que me abrissem a cabeça eu acreditava sem nam visse..eram bonecas daqui, bonecas dali, bonecas dacolá e até de um país que nam era pais quando lá foram…fiqui a pensar que afinal o Mundo é do tamanho de Santo Amador…
Ainda cumovida com tamanha viagem na minha terra, fui andando rua abaixo mais o resto do pissoal pois já eram horas de provar os grões..e lá fomos todos atrás da presideta da genti... Havia grões com carne, grões sem carne, grões com espinafres, grões sem espinafres…enfim a nossa sorte foi que a senhora Presidenta deu ordem de soltura pois tava na hora do Sol Nascer pra genti.
Fomos andando e desmoendo os grões plo caminho e falando aos compadris e comadris que tal como a Ti Miséria, aproveitaram pra se porem ali plas ruas ao fesco da noti e a veri o movimento.
Ainda bubemos uns chazes fêtos plo Toi zei, que tambeim éi da junta da Presidenta, ele entendia das ervas todas e dos chazes todos..nam quis fazer desfêta mas nam bubi por mondi os caloris e porque nam gosto muito de chazes, embora saiba que fazem beim a quase tudo… nam sei se há algum pas cruzes mas também nam pergunti.
Ospois lá fomos atrás da presidenta outra vez (é bonito de veri que quem manda na gente sabe mandari..e isso vê-se pela forma como os seguimos..digo eu.) descemos as escadas do centro de cima e ficamos no centro de baixo mesmo à fresca pra veri o treato. Era duns moços com uns ares de nam serem de cá..mas ospois lá disseram queim eram e dondi eram e afinal… alem do Santo Amadori estes eram profissionais, só nam entendi muito beim porque nam pagam aos Santos moços de igual forma…se o trabalho era igual..mas adiante ca conversa…
Afinal, mesmo de noti o sol nasceu, nam me pareceu que foi pra todos... mas eu vi e senti o calori do dito e a força que tem na vida da genti! Foi uma trabalheira que os moços tiveram, montando e desmontado aquilo tudo umas poucas de vezis…subindo e descendo, cantando, falando, calando…e tudo o que diziam me fazia pensari, sorri algumas vezis e até tive que disfarçar as lágrimas nos zolhos em certos momentos…ospois fomos todos pro largo da igreja (má lindaaaaaaaaaaaa) e estavam uns índios a tocar e a cantari pro povo todo…olhi pra pesidenta e via-se que tava contente e satisfêta. ..nam entendi muito beim foi a conversa dos bolos..mas lá pras quatro da matina deve haveri mais chazes na certa.
E foi assim o dia doji…com sol até à noti, com ervas de cheiro nas mãos da genti..com sons e bonecadas daqui e de todo o mundo…indios na praça e cóbois nas tabernas…com tanto, mas tanto …que só uma terra Grande como Santo Amador consegue ter…aposto que se certas pessoas soubessem disso mandavam abrir uma Escola em cada rua desta Terra. Eu cá nem sei se há Santos mais Amados que este, mas tenho cá as minhas dúvidas se haverá Terra tão Cheia de Vida..de Sabores, Saberes e Sentires como esta…
Tomára já amanhãi pra poder voltar ao Ervançum…ando ando que ainda bebo um cházinho ca Presidenta…mas com bolos!!

3 comentários:

  1. "Eu cá nem sei se há Santos mais Amados que este, mas tenho cá as minhas dúvidas se haverá Terra tão Cheia de Vida..de Sabores, Saberes e Sentires como esta…" Ai comadri, que vocês quasiq ue se descuida e come4ça a escrevem beim...LOL :)

    ResponderEliminar
  2. Mana nam gosti do teu comentário...ora que porra! É o que dá não virem a Santo Amador...ospois nam sabem como ei. :P

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma festa interessante e no mínimo "saudável"... Vi o cartaz de apresentação no blog açucar amarelo... vais andar entretida até domingo :) Conta-nos tudo e não nos escondas nada ok?

    Beijinho.

    ResponderEliminar

cavadelas