Era tão boa a vidinha no campo...







sexta-feira, 12 de março de 2010

É UM GOSTO..disse ele.


( o PR e a sua Maria pondem os olicus por mondi o soli)

Nam sei se vos conti ou se vos diga..
Até me parece que vocesis nem vão acreditar mas o Presidente da gente todos veio cá ao mê monti.
Pois..já os tou a veri a perguntari:
Então porqueim?
E como?
E ospois que houvi?
E quei quele disse?
E essas coisinhas todas..bem, sentem-se queu vou contari como tudo se passou:
Agenti já sabia que esta coisa de andarmos a plantar paineis solaris ai plo monti era coisa que dava que pensari a todos e plo mundo fora. Ora beim, ospois da plantação, nozis também arranjámos aquela fabriqueta de embalari as celulas que agarram o raio dos raios do soli pra venderi pra outros montis, e mais uma vez voltámos a dari que fazeri a muitos e muitas criaturas que a modos nam queriam acreditari..e porque não…e porque aquilo nam presta, e porque nam devia seri bem assim, e porqueim nozes? Enfim..disseram de tudo como os doidos, a modos que o mê compadri Zei teve que explicar, assim a modos com desenho, a coisa muito bem explicadinha.
Aquilo deu uma trabalheira enorme e levou o sê tempo, ora nam ei dum pé pra mão que se plantam e fazem crescer estas coisas..ainda por cima são grandes e mexem-se como genti atras do soli..
Beim, dizia eu que o me compadri Zei explicou mas parece que falou estrangeiro..os gajos lá de fora entenderam melhori que os gajos cá de dentro..enfim a galinha da vizinha continua a ser sempre maior cá nossa e aqui no monti os compadris e as comadris quando lhe dão um ovo pensam logo que bom bom era se lhe dessem a galinha, nam comem o que têm no prato a olhar pra barriga dos outros..
Voltando ao mê compadri Zei, o homi foi nomeado lá plos Amaricanos pela boa acção feita cá neste fim do mundo…ajuntararm-se todos à volta deli, os crentes, os simpatizantes, os descrentes,os desimpatizantes, os sócios e nam sócios..e aquilo ali naqueles 2 segundos até parecia uma familia feliz…mas foi como a ultima ceia..bebeu-se o vinho e o pão e atei se pintou o habitual quadro..mas ospois cada uns foi prós seus quintais e atéi houve quem dissesse que já mali conseguiam ver por mondi tanto soli…e que afinali aquilo nam dava assim tanto trabalho…e coiso e tal.
Ora antão o tempo lá foi passando, os dias correndo, e o mê compadri Zei sempre na labuta de soli a soli (a bom da verdade ele nam trabalhou sozinho..houve outros compadris e comadris que tambeim deram uma mãozinha, alguns uns peis, sonhos, vontades e crenças. o trabalho foi muito e grandi atei que um dia quando foram ao Rosali, alembraram-se de veri se os Emilios nam quereriam fazer negócio..mas nam vou contar essa parte que ospois lembro-me dos caramelos e fico cus nervos...) Bem,a modos que fez crescer ali pros lados da fabriqueta uma coisinha com muita lógica, dizem que aquilo é do melhor que há no mundo e arredores, dizem atéi (quem viu e entende da materia) que é coisinha com fituro, eu cá nam sei mas que dá gosto veri as pessoas que sabem falari daquilo dá..
E foi por mondi esta nova colheita que o Exmº nosso Presidente da pátria mais a sua Maria vieram veri com os próprios zolhos o que afinal andam a fazeri(agora apetecia-me dizer: em terras de salúquia..mas nam digo)
Viu, reviu, ouviu, perguntou e no fim disse que estava muito contenti, e muito feliz e muito alegri, por ter cá vindo veri a genti, que a Maria dele tambéim estava a modos que contenti e feliz e alegri,e que era um gosto muta grande veri com os proprios zolhos o que aqui se fazia com o soli e principalmente o que os estrangeiros vieram a ajudari a genti pra fazeri com o resto das estrelas..
Agora já se podia dizeri que nam andavamos só com o sol na algibeita mas “quiça” (ai ele falava tam beim!) se continuarmos assim poderemos chegari a teri os bolsos cheios de estrelas pra dari e venderi.
Eu a modos que fiqui cumovida…ainda me tenti sentari antes que me dessem os almareios mas nam consegui parari...era muita cumoção pra uma cadeira.
Aquilo eram a mánicas do soli, eram as mánicas dos outros astros todos (ouvi dizeri que ate se consegue ver as Ursulass com aquilo…mas disso ainda fiqui com duvidas, só cá tinhamos uma e nam foi lá, por isso acho que ninguem a viu) eram mánicas das Televisões, dos retratos, autifalantes para se falari mais alto, autifalantes pra nam se falari..enfim..um mundo cheio de novas alfaias e pessoas que parece que sabem mexer nas ditas.
A Ti Miséria foi comigo e dizia que nam entendia nada daquilo mas que lhe parecia beim…e se ospois eu a deixava veri à noite no Meo o filme, pra veri se entendia melhori. Já lhe disse que o que é Meo é dela mas ela faz sempre cerimóina…
Estavamos todas contentes, afinali o nosso Alegrete já nam era assim tam longe das Rotas das pessoas importantes e mais dia menos dia ainda vamos aparecer no mapa astrali de mais alguem…
Constou que a Mari cigana ficou desconfiada por mondi lhe irem tirar o ganha pão…temia ficar sem mãos pra leri ..mas ospois como foi ao almocinho com a genti aquilo passo-lhe (agora podia contari o que foi almoço e como é bonito de veri as pessoas importantes nestes momentos..mas nam conto).
Houve uma altura que me assuti, assim dum de repente o senhori presidente alevantou-se, com as sua Maria atrás e atrás dela uma catrefada de gente..ele era o governadori, os desgovernadores, os guardas costas, os guardas frentes, os Drs de fora, os Drs de dentro, atéi o compadri zei seguia em fila atrás do homi..e foram todos direitnhos à casa das necessidades ou das fezis (nam sei bem o que lhe chamari pois eu estava mesmo aflitinha)..esbugalhi os zolhos e ainda alevanti os braços..mas afinal antes que me pudesse dar uma coisinha, eles sairam todos pla outra porta acenando à gente e a dizeri "deixem-se estar"...e antes que nozes pudessemos perguntari se podiamos tambeim brincar..plofff o homi foi-se..
ufff..
Foi um dia cheio de soli e de muitas alegrias…agora deixem trabalhar o mê compadri Zei que eu cá pra mim ainda o vou veri a expandiri o negocio ali pros lado da estrela, quem nasci com ela num certo sitio, mesmo que queiram, nam o conseguem parari…desconfio atei que é desta que o homi vai à lua.
Pronto, espero que nam vos tenha moido muito e que tenha sido clara, mas caso nam leiam os jornais, nam oiçam a plantici nem vejam os Telerurais, podem sempre dar uma vistinha de zolhos aqui noutros compadris que tambeim lá foram, têm estudos e explicam tudo a modos que muita bem explicadinho…Drs! já a minha avó dizia: "o saberi é uma coisinha muito bonita"...e ei!(isto disse eu)

Aqui:
http://avenidadasaluquia34.blogspot.com/

e aqui
um cadinho mais doce...

http://acucaramarelo.blogspot.com/

Deixe-me só terminari dizendo o quanto gosti deste dia..soube beim porra! (ai lembri-me da barragi…ok nam conto..fica pra despois)

5 comentários:

  1. Tá tudo muito bem contado e inté parece que estive lá com o Cavaco e a Cavaca. E gostei de ver na televisão aquela coisa com bicos que vomeceses plantaram. :)))))

    ResponderEliminar
  2. Uma delicia como sempre...esperemos pela barragi,
    a modos que deve vir agua para aí dessa cabecinha.. :)

    NightWish

    ResponderEliminar
  3. Só podia ser ideia de cabecinhas com muito sol! Parabéns aos filhos e filhas da terra nados e adoptados.
    Um Xi!

    ResponderEliminar
  4. Uma receita:
    Num tachinho põe-se água, um pouco de azeite e uma pitada de sal. Coze-se farinha de milho como é normal nas papas e quando estiverem cozidas junta-se leite de côco e natas de leite e ferve ainda um pouco mexendo-se. Deixa se arrefecer a massa resultante e molda-se em forma de pastel de bacalhau. Fritam-se os pastelinhos em óleo novo.

    ResponderEliminar
  5. Os links que indicas são de blogs densamente preenchidos, não consegui ver a referência ao que aqui escreves mas palpita-me que deve ter a ver com a Central foto voltaica da Amareja... Já há uns anos que tentamos visita-la com os alunos mas diz que não é possível... desistimos.

    Beijinho.

    ResponderEliminar

cavadelas